conecte-se conosco

Saúde

Multidão lota Vasco Vasques em busca de testagem para Covid-19

Publicado

em

Manaus – Foi aberto o segundo Centro Municipal de Testagem para Covid-19, com início de funcionamento nesta quarta-feira (19), no Centro de Convenções Vasco Vasques, Flores, zona Centro-Sul de Manaus.

Com funcionamento de segunda a sábado, das 9h às 19h, a unidade vai ampliar o acesso ao diagnóstico das pessoas com sintomas gripais. Com a abertura do serviço, serão dois grandes centros de testagem para Covid-19 na capital amazonense. O primeiro foi inaugurado no Studio 5, Japiim, zona Sul, na última quarta-feira (12), onde já foram realizados mais de 14 mil testes.

O novo centro contará com 14 médicos, 10 técnicos de enfermagem, dois farmacêuticos bioquímicos e 20 servidores para auxiliar no apoio técnico, além de oferecer 20 mil testes rápidos de antígeno.

Serviços

O centro oferecerá o teste rápido de antígeno para pacientes com sintomas gripais, tais como, coriza, febre, tosse e dor de garganta, de cabeça ou no corpo, e atendimento médico para usuários com diagnóstico positivo para Covid-19, além da notificação para base de dados.

A testagem de pacientes com sintomas respiratórios atende à orientação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
Cada etapa do Centro de Testagem terá capacidade para realizar até 5 mil testes por dia. Com essa iniciativa, o Governo do Estado irá aumentar ainda mais a capacidade de testagem na capital, que atualmente passou de 40 mil testes por mês para 60 mil testes realizados por semana, em média.  

Além do novo Centro de Testagem, o exame para diagnóstico da Covid-19 é ofertado à população em 51 Unidades Básicas de Saúde da rede municipal e nas Unidades e Serviços de Pronto-Atendimento (SPAs e UPAs), estes locais para atendimento de pacientes com sintomas mais graves, como dificuldade para respirar, febre alta.

O estado também oferta a testagem para passageiros que chegam pelas seguintes portas de entradas: Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Rodoviária e Porto de Manaus.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas